Como Fazer uma boa Redação



Existem várias formas de se escrever e se comunicar. A linguagem literária, por exemplo, é subjetiva e suscita a interpretação do leitor, onde uma mesma palavra pode adquirir diversos significados. Porém os trabalhos acadêmicos são escritas científicas, que possuem algumas especificidades. Esta forma de redação deve, antes de tudo, ser clara e objetiva, não deixando margem para dúvidas ou interpretações.

A melhor maneira de fazer uma redação boa e com qualidade é lendo sobre o tema. E muito! Deve-se ler bastante artigos, textos, TCC, monografias ou qualquer outra espécie de trabalhos acadêmicos para que se vá familiarizando com a redação científica e com o tempo se escreva com qualidade de maneira quase automática. A prática constante é uma grande e necessária aliada. Tendo alguns cuidados básicos, lendo regularmente sobre o assunto e praticando, com o passar do tempo, a redação ficará cada vez melhor e mais fácil de ser escrita e compreendida.

Um grande facilitador na elaboração de trabalhos acadêmicos, e hoje essencial, é o computador e seus editores de texto, como o BrOffice, pois a partir deste, é possível que se escreva a medida “que as ideias vão surgindo” sem utilizar borracha ou corretor. Por exemplo, em uma folha de papel, é mais difícil fugir da ordem lógica na construção da redação, pois o texto ficaria muito rasurado. Já no computador, em um editor de textos, é possível construir parágrafos soltos, que surgem em um momento de criatividade e depois os “encaixar” na parte adequada do texto, desde que sejam coerentes.

A linguagem utilizada

Deve-se utilizar linguagem clara e objetiva, de forma que não dê margem à interpretações por parte do leitor, sendo preciso a respeito do que se quer comunicar. Não existindo espaço para gírias. Os verbos deverão estar sempre no impessoal, de forma a omitir o sujeito. Desta maneira, a frase “Eu considero essencial” ou então “Ele considera essencial”, deve ser substituída por “Considera-se essencial”, por exemplo.

Nesta forma de escrever deve-se respeitar a norma culta e não fazer uso de gírias ou qualquer outro tipo de linguagem popular, buscando comunicar de maneira exata o que se deseja, utilizando termos específicos da área para qual está escrevendo. Se o redator tem dificuldade em se expressar através da linguagem específica de sua área, deve buscar material sobre de sua especialidade e observar como é escrito, desta forma, ampliando seu arsenal de termos técnicos, ganhando objetividade em seu texto. Só escreve bem quem lê.

A estrutura da redação

O texto do trabalho acadêmico deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução é parte em que se insere o leitor no tema, o desenvolvimento é a apresentação minuciosa do assunto, e a conclusão é o momento em que se realiza o fechamento.

Deve-se pensar sempre em seguir por uma abordagem geral, depois particular, e novamente geral. Introduzindo o leitor ao tema de maneira ampla, depois comunicando sobre as particularidades do assunto, e ao final, partindo para uma visão geral novamente.

Uma boa dica é imaginar o texto como uma ampulheta. Sim, aquele antigo instrumento utilizado para medir o tempo. Na ponta da ampulheta ficaria a introdução, no meio ficaria o desenvolvimento, e na base seria o local da conclusão.

É uma forma parecida com um “X”, onde se começa por uma visão geral do tema, logo após se delimita, estreitando a escrita em torno do tema específico, e ao final, trata o tema novamente de maneira geral.

Evitando Repetições

Não se deve repetir demasiadamente um termo. Inevitavelmente o texto irá se referir ao assunto diversas vezes, porém deve-se evitar repetições, procurando sinônimos. Por exemplo, ao invés de se repetir várias vezes a palavra “número”, pode-se substituí-la por: a quantia, a cifra, o total, a quantidade, e assim por diante. Na internet existem diversos dicionários de sinônimos que podem ajudar nesta tarefa.

O et cetera, expressão do latim que pode significar “e os restantes”, o popular “etc”, não é recomendável em textos acadêmicos, devendo ser substituído, por exemplo, pela expressão “e outros”.

Deve-se verificar ainda se uma palavra realmente é sinônimo de outra. Muitas vezes a pessoa pode substituir uma palavra por outra e acabar dando um sentido completamente oposto à frase. Neste momento o dicionário aparece como importante aliado. Caso já se saiba que um termo será bastante utilizado no texto, é recomendável que já se anote seus sinônimos para maior tranquilidade na hora de escrever.

Não se deve repetir demasiadamente um termo. Inevitavelmente o texto irá se referir ao assunto diversas vezes, porém deve-se evitar repetições, procurando sinônimos. Por exemplo, ao invés de se repetir várias vezes a palavra “número”, pode-se substituí-la por: a quantia, a cifra, o total, a quantidade, e assim por diante. Na internet existem diversos dicionários de sinônimos que podem ajudar nesta tarefa.

O et cetera, expressão do latim que pode significar “e os restantes”, o popular “etc”, não é recomendável em textos acadêmicos, devendo ser substituído, por exemplo, pela expressão “e outros”.

Deve-se verificar ainda se uma palavra realmente é sinônimo de outra. Muitas vezes a pessoa pode substituir uma palavra por outra e acabar dando um sentido completamente oposto à frase. Neste momento o dicionário aparece como importante aliado. Caso já se saiba que um termo será bastante utilizado no texto, é recomendável que já se anote seus sinônimos para maior tranquilidade na hora de escrever.

Definindo tópicos

Uma boa dica para se escrever a respeito de determinado tema é, antes de tudo, pensar sobre o que se vai escrever. A partir desta reflexão incial, é possível montar uma estrutura que servirá de orientação ao texto.

Por exemplo, caso o tema da redação a ser escrita seja “laranja”, uma boa estrutura poderia ser definida da seguinte forma:

Definição geral
História
A laranja no mundo
No Brasil
Produtos derivados
O consumo
Benefícios
Perspectivas futuras

A partir desta estrutura básica, deve-se aprofundar o tema que for objetivo da redação.

Mesmo que as “idéias” não apareçam nesta sequência estabelecida, pode-se redigir sobre cada um destes subtemas individualmente, porém ao final, é preciso organizar o texto para que siga uma sequência lógica e coerente.

E por último, deve-se fazer a revisão da redação várias vezes. A cada nova revisão é possível encontrar erros que passaram desapercebidos. A aplicação cuidadosa destas orientações certamente irá gerar textos com muito mais qualidade.

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4/ 5
Oleh