Como escolher Temas de Trabalhos Acadêmicos - TCC e Monografia




A escolha dos temas de trabalhos acadêmicos, quer seja um TCC, monografia, dissertação, tese, ou artigo é de grande importância, sobretudo ao se considerar o nível de dedicação e a quantidade de tempo exigido do acadêmico na realização de um trabalho bem desenvolvido, apresentando qualidade e relevância.


Diversos acadêmicos se mostram com grande dificuldade já na escolha de temas. Seja qual for a área, as possibilidades de pesquisa são imensas. Porém cada indivíduo tem seus interesses, gostos e suas preferências, sendo a escolha adequada dos temas da monografia, bem diferente em cada caso.

A preocupação com os temas não deve acontecer somente ao final do curso. É importante que, ao longo da graduação, o acadêmico busque identificar quais as áreas mais lhe despertam interesse, desde o início, para se sentir familiarizado e desenvolver maior domínio teórico determinados temas, assim como ter a oportunidade de explorar outros possíveis caminhos. A antecipação é muito importante na realização de um TCC ou monografia bem planejada.

Este processo exige dedicação, envolvendo a seleção dos temas com os quais o acadêmico se identifica, a verificação das produções anteriores na área, a disponibilidade de orientadores, a delimitação do tema, as contribuições teóricas e políticas da pesquisa, os possíveis desdobramentos do TCC, e diversos outros fatores.

O primeiro fator levado em consideração nesta escolha é o envolvimento do acadêmico com os temas. É preciso descobrir até onde alguns temas são atrativos para o acadêmico vai realizar a monografia. Pesquisar assuntos que não despertam interesse é muito difícil e acaba tornando a elaboração do trabalho acadêmico uma tarefa bastante cansativa, ainda mais considerando o nível de trabalho que a monografia exige.

Uma boa dica é observar as referências dos trabalhos próximos aos temas de interesse, sendo possível determinar quais são as principais produções na área que fundamentam os diversos trabalhos, como as monografias, dissertações e teses. Uma simples pesquisa na internet pode facilmente encontrar artigos de revisão, onde abordarão os trabalhos já realizados. Este é um grande momento onde se poderá desenvolver diferentes recortes. Por exemplo bem simples: se o tema tratar de “a percepção de crianças no processo de inserção escolar”, pode-se pensar em outra abordagem, como “a percepção de crianças portadoras de necessidades especiais no processo de inserção escolar”.

O pesquisador deve explorar as possibilidades de sua área, mesmo sendo em pesquisas pela internet. Pode-se montar uma lista com os sub temas mais chamativos e depois investigar mais a fundo cada um destes temas, descobrindo suas particularidades e sempre avaliando qual a disposição em se aprofundar em cada um deles antes de transformá-los em temas de monografia.

Buscar as produções anteriores sobre determinados temas, descobrir quais saberes existem de mais avançado, quais foram as últimas produções, e, de acordo com a disponibilidade, comparecer a todos os eventos a serem realizados, são ações importantes. Na internet se encontra diversos resumos de congresso. A intersecção destes trabalhos, os pontos em comum, se constituirão em pistas valiosas para a definição de temas. Este levantamento sobre trabalhos científicos em temas de interesse serve também para verificar a disponibilidade de documentos para dar base à fundamentação teórica, sendo essencial para o TCC.

Após a seleção dos temas mais interessantes, é recomendável discriminar ainda quais terão relevância política e científica. Deve-se avaliar, entre os temas pré selecionados, quais trarão contribuições para a comunidade, e poderão complementar/refutar conhecimento que já se tem, por exemplo.

É importante se pensar sobre quais contribuições acadêmicas e sociais o TCC trará. Uma monografia que acrescente algo à construção teórica acerca de determinados temas, e possa trazer benefícios à comunidade, ganhará relevância e se mostrará necessária. Um TCC de fácil aplicação e que não se prenda a simples discussões teóricas é muito bem visto. A experiência com a área, a qual pode acontecer, por exemplo, nos estágios, são de grande valor na descoberta da problemática e definição de temas do trabalho acadêmico, buscando investigar pontos realmente necessários.

Temas ainda não muito explorado, pode se configurar em oportunidade de um TCC ou monografia, pois desta forma estará buscando inovar e não sendo repetitivo. Entre temas muito explorados, é possível citar, por exemplo, é a “gravidez na adolescência”. Diversas áreas já buscaram investigar esse fenômeno, o colocando entre os temas “batidos”. De qualquer forma, um assunto nunca irá se esgotar. Todo o conhecimento é válido até que novos achados demonstrem o oposto.

Outro fator importante a se pensar diz respeito aos possíveis desdobramentos da monografia, como por exemplo, a elaboração e publicação de um artigo científico, transformando a literatura cinzenta em literatura branca, assim como a ampliação da temática na pós-graduação, posteriormente se constituindo em dissertação de mestrado.

Não se deve encarar o TCC ou a monografia como simples obrigação exigida para a obtenção de um título. Deve ser visto como grande oportunidade de explorar e se aprofundar em temas específicos que despertem grande interesse no pesquisador.

Contudo, no planejamento e escolha de temas da monografia ou TCC, não se deve buscar grandes inovações ou descobertas inéditas. Estas propostas mais ambiciosas são mais adequadas para a pós-graduação. O nível de aprofundamento deve corresponder com a capacidade e disponibilidade de tempo do pesquisador. Neste momento, a ênfase deve se concentrar principalmente no envolvimento pessoal do acadêmico e na disponibilidade de orientadores para o temas pretendidos.

Além de buscar quais orientadores trabalham na linha de pesquisa de temas com os quais se pensa trabalhar, as características pessoais deste serão de grande importância. Quando orientador e orientando possuem afinidades, a comunicação é mais eficiente e o TCC se desenvolve com maior facilidade. O relato das percepções acerca de alguns temas específicos com diversos professores podem ser muito produtiva e gerar muitas idéias.

O tempo é outra questão de grande importância. É essencial pensar a respeito do prazo para a entrega e a disponibilidade de tempo do acadêmico, considerando que as horas de trabalho dedicadas irão ter estreita relação com a complexidade do tema do TCC ou o nível de aprofundamento exigido.

A monografia é o último trabalho que se realiza na graduação. É um encerramento que deve ser muito bem desenvolvido. Comumente é abordada em entrevistas de seleção de empregos, podendo o acadêmico, então graduado, ser indagado a respeito do tema de sua monografia. Para a realização de um bom TCC ou monografia, o essencial, é a dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário