Como fazer sumário de trabalhos acadêmicos de forma prática



A forma correta de fazer sumário envolve a criação de estilos para títulos e subtítulos, onde cada item leva um estilo de "título", sendo tudo criado a partir da opção "inserir índices e sumários", e que a cada alteração nos títulos acabam resultando em ajustes que acontecem no sumário de forma automática. Porém vamos tratar agora de uma forma muito prática e rápida.



Alguns preferem fazer o sumário da maneira tradicional, porém cada forma tem suas vantagens e desvantagens. É claro que o sumário vai ficar correto, o que tem de prático aqui é o processo, porém o resultado fica igual à outra forma.

Na verdade esta dica se trata da criação dos pontilhados entre um item do sumário e a página referente ao item, de forma que fique alinhada e não sobre nem falte espaço. Será usado o OpenOffice para a realização desta tarefa. Vamos lá:

1 – Na página onde deseja criar seu sumário, digite cada item, depois pressione uma vez a tecla “tab”, e então digite o número da página em que o título se encontra. Exemplo:


2 – Selecione os itens do sumário


3 – Clique em “Formatar” > “Parágrafo” e então na aba “Tabulações”. Em “Posição”, digite 16,00cm; em “Tipo” selecione “À direita”; em “Caractere de preenchimento” escolha o pontilhado (…...)


Agora basta clicar em OK. Lembre-se de negritar cada item do sumário. Resultado final:

Relacionados

Como fazer sumário de trabalhos acadêmicos de forma prática
4/ 5
Oleh

3 comentários

Anônimo
13 de abril de 2011 às 13:28 delete

Consegui ajuda para meu trabalho de português com certeza esse site ta com tudo!!!

Reply
avatar
Anônimo
25 de agosto de 2013 às 12:12 delete

muito bom esse site

Reply
avatar
Anônimo
26 de novembro de 2014 às 16:16 delete

Muito bom , consegui ajuda para TI, td muito bem explicado ,vcs estão de parabéns, obrigada.

Reply
avatar