Como Fazer a Justificativa de Projeto de Pesquisa, TCC, e Monografia




Em um projeto de pesquisa, a justificativa é parte onde o acadêmico irá expor as razões para a realização da investigação. É o momento de mostrar a relevância da pesquisa, explicando em detalhes todas as razões para a realização do trabalho acadêmico. Em uma linguagem bem simples, a justificativa "justifica" a pesquisa.


O texto da justificativa deve se constituir a partir de três grandes eixos: pessoal, teórico e político. O acadêmico deve falar sobre seu envolvimento com o tema, falar sobre os motivos do interesse pelo assunto, e as experiências anteriores na área, falando de si, mas sempre no impessoal. É importante ainda, na justificativa, informar quais as contribuições teóricas que a pesquisa trará.

Algumas perguntas norteadoras deverão ser feitas antes da construção da justificativa: este assunto já foi muito abordado? O que já se sabe? O que ainda precisa ser investigado neste tema? A pesquisa irá contribuir na discussão de divergências teóricas? De maneira geral, qual a contribuição trazida pela pesquisa? Além destes dois pontos principais, na perspectiva política, é necessário falar sobre as contribuições que o trabalho trará para a comunidade, mostrando como a população será beneficiada com os resultados do trabalho acadêmico.

Uma justifica de qualquer projeto deve estar bem fundamentada pessoal, teórica e politicamente, agregando valor e dando peso ao trabalho, fazendo com que este seja visto como útil e necessário, que deve ser o objetivo de todo trabalho acadêmico.

11 comentários:

  1. ótimas dicas! veio a calhar (:

    ResponderExcluir
  2. Ótimooooooo! me ajudou bastante :)

    ResponderExcluir
  3. muito bom, me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  4. me esclareceu muita coisa

    ResponderExcluir
  5. DERRUBADO O PRIMEIRO TIJOLO DA MURALHA DA CHINA. FALTAM SÓ 3 MILHÕES.. rss.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada! esclareceu as ideias, estava precisando!

    ResponderExcluir
  7. So faltou um exemplo para visualizar melhor o que venha ser uma justificativa.

    ResponderExcluir
  8. Há muito obrigada, valeu mesmo.

    ResponderExcluir