Este pequeno tutorial trata da formatação básica de trabalhos acadêmicos de acordo com a norma ABNT NBR 14724:2005, envolvendo o tamanho do papel, a fonte, margem, recuo de parágrafo, e o espaçamento ou espacejamento. Para tanto será utilizado o OpenOffice.
1- Abra o OpenOffice Editor de Texto ou Writer
2 – Clique em “Formatar” > “Caractere” e então clique na aba “Fonte”
Insira os mesmos valores da imagem abaixo, podendo escolher entre Arial ou Times New Roman
Fonte: Arial ou Times New Roman
Tipo: Normal
Tamanho: 12pt
3 – Clique em “Formatar” > “Parágrafo”
Na aba “Recuos e espaçamento”, insira os mesmos valores da imagem abaixo
Recuo > Primeira linha: 1,25cm
Entrelinhas: 1,5 linha
Na aba “Alinhamento”, selecione “Justificado”
4 – Clique em “Formatar” > “Página” e então clique na aba “Página”
Insira os mesmos valores da imagem abaixo
Papel: O papel utilizado deve ser do tamanho A4 (21cm x 29,7cm).
Margem: Esquerda e superior de 3cm; direita e inferior de 2cm
Realizando estes simples procedimentos o básico para começar a redigir o trabalho já está pronto!
Configurando Papel, Fonte, Margem e Espaçamento de Trabalhos Acadêmicos de acordo com a ABNT
4/
5
Oleh
Admin